sexta-feira, 8 de abril de 2011


Romã:proteção contra o câncer

Também previne doenças cardiovasculares

Estudos mostram que substâncias presentes na romã apresentam efeito protetor contra o câncer e as doenças cardiovasculares.O fruto,segundo cientistas,possui três vezes mais capacidade antioxidante do que o vinho e o chá verde.
De acordo com a nutricionista Flávia Morais da rede mundo verde,romã é fonte de fitoquímicos,substâncias encontradas em plantas e responsáveis pelo efeito preventivo contra essas doenças.
O alimento ainda tem papel antiflamatório,contribuindo,principalmente,para que o câncer de próstata não desenvolva novos focos de tumor,ou seja a metástase nos ossos.
"A romã inibi o desenvolvimento da doença e induz a morte das celulas cancerígenas na próstata,também conhecida como PC-3.Por esse motivo,seu consumo consegue diminuir os níveis das enzimas PSA no sangue,que funcionam como sinalizadoras de tumores"explica fávia.
Além do câncer,a romã tem papel antioxidante previnindo contra danos neurológicos(no cérebro) e reduzindo as taxas de colesterol no organismo.sendo assim,o fruto também funciona como um aliado à saúde do coração.
Apezar de seus efeitos benéficos,a romã deve ser evitada por quem tem diverticulite,ou seja(inflamação no intestino grosso).Como possui sementes,elas não são digeridas e chegam inteiras ao organismo,podendo agravar ou facilitar o surgimento de crises inflamatórias.

Fonte:Jornal Meia hora/saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário