sexta-feira, 9 de abril de 2010

Vacina contra H1N1 pode dar falso-positivo em testes de HIV, Hepatite C e HTLV-I

A vacina contra o H1N1 pode dar falso-positivo em exames preliminares de HIV, Hepatite C e HTLV-I, portanto se você tomou a vacina e fez o exame poderá ser necessário que se repita. O mesmo ocorre para os doadores de sangue que se tornam inaptos para doação pelo período de 48 hrs, segundo as
orientações da ANVISA. Podem ser obtidos resultados falso-positivos em testes imunoenzimáticos para detecção de anticorpos contra o vírus da Imunodeficiência Humana 1 (HIV 1), o vírus da Hepatite C e, especialmente, HTLV-I, devido à produção de IgM em resposta à vacina contra Influenza A(H1N1). Sendo o método Western Blotting negativo3 nestes casos.

A Anvisa orienta aos Serviços de Hemoterapia que realizam triagem clínica e laboratorial de doadores de sangue que:
Sejam tornados inaptos temporariamente, pelo período de 48 horas, os candidatos à doação que tiverem sido vacinados contra Influenza A (H1N1). Após este período o candidato somente poderá doar caso apresente bom estado de saúde;”

Não há porque criar pânico da vacina, pois ela não tem nenhuma relação entre os vírus citados e o evento é raro. Para se confirmar a positividade da contaminação serão necessários outros exames complementares, incluindo um novo teste preliminar. Segundo a própria notificação, há a informação que o método Western Blotting (um exame complementar e mais específico) não apresenta falso-positivo para este caso.

A população pode ficar tranquila, a vacinação não tem nenhuma relação com o vírus HIV propriamente dito, o evento é raro, e quanto ao resultado positivo para o HIV depois de ter sido vacinado, o serviço diagnóstico não irá liberar o laudo com apenas uma amostra, nunca é considerado como um resultado final. Outros testes confirmatórios serão realizados em metodologias que não sofrem esta influência, veja aqui como funciona o fluxograma até que um resultado definitivo seja liberado. O único transtorno que poderá ocorrer é que o sangue será coletado novamente.

Para saber mais informações sobre os falsos positivos da vacina H1N1, clique aqui.

Para saber mais sobre os exames e testes para o HIV e os demais virus que podem acusar falso-positivo, clique aqui.

Fonte: http://www.thebest.blog.b

3 comentários:

  1. Denise, muito legal o seu blog. Parabéns pela iniciativa! Bjks.

    ResponderExcluir
  2. Denise,
    Espero que com esse Blog possamos mostrar as pessoas a importância do nosso trabalho. Além de ser um trabalho ótimo para o coração,a alma,ao bem estar de pessoas que precisam de nós,é também gratificante na ajuda ao próximo e evolução moral e espiritual. Achei importantíssima essa sua iniciativa. Tenha sempre muita força de vontade e que Deus sempre lhe acompanhe em qualquer momento de sua vida. Sorte e fé.

    ResponderExcluir
  3. Poxa gente,muito obrigado pelas palavras.

    ResponderExcluir