segunda-feira, 5 de abril de 2010

Vacinação para Idosos - H1N1











Entre os dias 24 de abril e 7 de maio, os idosos com doenças crônicas poderão se vacinar contra a gripe H1N1 e a gripe comum.

Segundo informações da técnica Nair Florentina de Menezes, do Programa Nacional de Imunização (PNI), durante a videoconferência “A Gripe H1N1 e a Vacinação da População Idosa”, realizada no Interlegis do Senado, na última segunda-feira, 30 de março, a vacina será aplicada prioritariamente naqueles idosos com doenças mais graves devido à necessidade de definir grupos prioritários, mais vulneráveis. “Esses grupos foram os mais atingidos em 2009, são os cardiopatas, pneumopatas, pacientes com asma grave, diabéticos que tomam insulina e hepatopatas”, explica Nair.

As instituições de longa internação também poderão solicitar a vacinação à equipe volante do PNI. Para fazer o pedido, basta entrar em contato com a área responsável pela vacinação nas secretarias estaduais e municipais de saúde. Equipes de Saúde da Família também identificarão os idosos com dificuldade de locomoção para pedir que a equipe de saúde vá até o domicílio do idoso aplicar as duas injeções.

Este ano, o idoso que for se vacinar para a gripe comum tomará duas vacinas, uma em cada braço. “É importante ressaltar que aqueles que tenham dificuldade de acesso possam buscar os conselhos estaduais e municipais dos direitos do Idoso”, afirma José Luiz Telles, presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH).

A vacinação para a gripe comum é realizada desde 1999 e já alcança uma cobertura de 80% nessa faixa etária.

A videoconferência “A Gripe H1N1 e a Vacinação da População Idosa” é uma iniciativa do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso e da Área Técnica de Saúde do Idoso /Secretaria de Atenção à Saúde.


Fonte: http://portal.saude.gov.br- Ministerio da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário